O primeiro porto-alegrense

Criado em Sábado, 29 Junho 2013

 

 

Não se tem notícia da exata data da chegada dos açorianos nessa terra que um dia viria a se chamar Porto Alegre.  Pode-se concluir, conforme escreveu Paulo Xavier1, que teria sido em 1752, talvez no mês de novembro. Mas foi em 1753 que, segundo nos relada o historiador Sérgio da Costa Franco, nasceu o primeiro porto-alegrense:

Neste ano2, foram 53 os açorianos que batizaram filhos na Capela de Viamão. A julgar pelo teor dos assentos de batismo, a maioria desses colonos teria permanecido na própria Capela de Viamão ou em seus arredores. Porém, em alguns casos, o padre oficiante indicava que os pais da criança batizada “assistiam” ou “residiam” no Porto do Dorneles, nome que teria o ancoradouro da fazenda de Jerônimo de Ornelas (ou Dorneles, como o consagrou o povo). Foi esse o caso do menino Manuel, batizado em 22 de abril de 1753 – talvez o primeiro porto-alegrense nato – filho de Francisco Dutra da Costa e Águeda da Costa de São José, ambos da Ilha do Faial e “assistentes no Porto do Dorneles”, assim como o de outras treze crianças com igual residência.

FONTE:

1 Citado por Sérgio da Costa Franco

2 FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre ano a ano: cronologia histórica, Ed. Letra & Vida, Porto Alegre, RS, 2012, Pg. 2

Monday the 10th. Joomla Templates Free.