A Primeira Imagem

Criado em Sábado, 07 Setembro 2013

 

 

 

A Primeira Imagem de Porto Alegre

 

Vejam só que achado: Debret pintou uma aquarela sobre papel intitulada "Paranaguá" (1827), o que seria uma referência aquela cidade. No entanto, trata-se de um panorama da cidade de Porto Alegre (um dos primeiros, se não o primeiro!). 

 


Em primeiro plano (homem a cavalo) está o "caminho novo", que havia sido recém criado, e que o naturalista botânico Saint-Hilaire comparou aos passeios da Europa. O caminho era rodeado por sítios, por salgueiros e por "sebes de uma mimosácea espinhosa" (provavelmente o nosso cotidiano Maricá - Mimosa bimucronata).

No alto do morro, ao fundo a "Rua da Igreja" (hoje Duque de Caxias) onde se vê a Igreja Paroquial e o Palácio do Governo. Entre as árvores, a "Santa Casa", que havia sido construída longe do centro da cidade para abrigar os doentes, e no alto do morro, para "renovar o ar doente". Na margem do Guaíba a alfândega com seu trapiche. Também dá pra perceber a Igreja (Nossa Senhora) das Dores e o Largo da Forca.

FONTE:

Mello, Bruno Cesar Euphrasio de, A Cidade de Porto Alegre Entre 1820 e 1890 - As transformações físicas da capital a partir das impressões dos viajantes estrangeiros, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, orientadora Profa. Dra. Célia Ferraz de Souza

 

Thursday the 13th. Joomla Templates Free.