O Posto do Avião

Criado em Domingo, 29 Setembro 2013

 

 

 

O Posto do Avião

 

O desenho do Centro Histórico de Porto Alegre era bem outro há meio século, no inverno de 62. Onde hoje está o prédio dos Correios, na Rua Siqueira Campos, atrás do edifício do Santander Cultural, ha via um posto de gasolina com formato de avião. Além de abastecer carros da clientela, abrigava uma espécie de estacionamento, e mais, tornou-se referência geográfica na cidade: o Posto do Avião. 
Celito de Grandi1
 

 

 

Ele nunca decolou, mas ficou “no ar” por 32 anos, no centro de Porto Alegre. O nome era Posto Santos Dumont, mas todo mundo conhecia como Posto do Avião. Concebido pelo piloto italiano Attilio D’Avanzo, que também era entusiasta dos automóveis, foi edificado pela Construtora Haessler & Woebcke (hoje Ernesto Woebcke S.A.) e inaugurado em 1936, na Rua Siqueira Campos, 1.100 (onde hoje está o prédio dos Correios).

Esteve sob o controle da Sagol (Sociedade Abastecedora de Gasolina e Óleos Ltda.) e, pela originalidade, era a alegria da garotada que acompanhava os pais na hora de encher o tanque do carro. Na parte posterior do terreno, a Companhia Geral de Acessórios (CGA) abriu uma estação de serviços para venda de baterias, regulagem de freios, lavagem e lubrificação, conserto e reposição de pneus da marca Goodyear da qual era representante. Em setembro de 1968, o insólito Posto do Avião foi abatido pela modernidade. 

 

Imagem do acervo da Uniritter


O “Posto do Avião”, na Siqueira Campos, atrás do atual Centro Cultural Santander, fotografado em 1956 – Imagem de João Alberto Fonseca da Silva, acervo UNIRITTER

 

Imagem do acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

 

Durante a enchente de 1941, o posto tornou-se um hidroavião – Imagem Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

 

Imagem de Maurecy Santos, BD ZH, 19/9/68

 

Em 1968, o posto Santos Dumont não resistiu à modernização do Centro, dando lugar ao edifício dos Correios – Imagem de Maurecy Santos, BD, 19/9/68

FONTES: 
Jornal Zero Hora de 25/11/2011
1 http://www.celitodegrandi.com.br/pdf/BO029.pdf

 

 

Sunday the 21st. Joomla Templates Free.