O Mercado

Criado em Sábado, 22 Junho 2013

 

 

O Mercado Público de Porto Alegre

 

O Mercado Público Central de Porto Alegre foi inaugurado no dia 03 de outubro de 1869. Era um pavimento quadrilátero dotado de torreões nos vértices.

 

 

O nosso mercado acompanhou o desenvolvimento da cidade e sofreu transformações para se adaptar ao fluxo crescente do público.

 

 

As obras para a construção do segundo pavimento foram iniciadas em 1912 e estavam em andamento quando um incêndio destruiu as bancas de madeira. Sérgio da Costa Franco afirma que “a construção do segundo piso ficou pronta no primeiro semestre de 1913” e dá conta de que o município providenciou a construção de uma câmara frigorífica e novas bancas internas, de cimento e ferro. 1

 

 

Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o mercado dispõe de dois elevadores e duas escadas rolantes e conta hoje com mais de cem lojas ou bancas, dentre elas 30 bares e restaurantes com estacionamento garantido no Largo Glênio Peres de segunda a sexta-feira, a partir das 19 horas e aos sábados durante todo o dia.

 

 

É um querido símbolo, sempre lembrado como referência para cidade, assim como a Estátua do Laçador, a Rua da Praia e a Usina do Gasômetro. Passou incólume por incêndios, pela grande enchente de 1941 e quase foi demolido na administração de Telmo Thompson Fores para construção de uma avenida.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Lei 4.317/77) em 12 de dezembro de 1979, teve o prédio restaurado a partir de 1990 e está localizado no Centro Histórico da cidade.

 

 

Além dos produtos regionais, como erva-mate, chás, charque e mel, podem ser encontrados produtos naturais como grãos integrais, açúcar mascavo, soja e farinhas. Também podem são ofertados, entre outros produtos, as frutas secas, os queijos, peixes e vários tipos de vinhos e cachaças.

 

 

O Mercado Público é, também, um local onde acontecem exposições artísticas, saraus, desfiles, shows e outras atividades culturais. 2

 

O Mercado Público localiza-se no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

 

FONTES

1 Franco, Sérgio da Costa, Guia Histórico de Porto Alegre, Editora UFRGS, Quarta Edição 2006, Pg. 270.

2 http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/

IMAGENS

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/

 

Saturday the 23rd. Joomla Templates Free.