Sabiá-Laranjeira

Criado em Quarta, 07 Agosto 2019

 

O sabiá-laranjeira

 

 Sabiá Laranjeira

O sabiá-laranjeira integra oficialmente o grupo de símbolos da cidade de Porto Alegre junto a Bandeira, ao Brasão, ao Hino e a Estátua do Laçador.

O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) foi adotado como pássaro símbolo da cidade de Porto Alegre em 15 de dezembro de 2008, com a aprovação, em sessão ordinária, de projeto de lei do vereador Cláudio Sebenelo. Na exposição de motivos foi referido que: “Porto Alegre tem o privilégio de abrigar uma das mais densas populações dessa espécie e desfrutar de seus gorjeios, capazes de promover um despertar alegre em nossa população” (...) “Integrado a nossa vida, o sabiá-laranjeira é um dos mais conhecidos pássaros que aqui vivem.”

Ave da família Muscicapidae, subfamília Turdinae, o sabiá-laranjeira tem um dos mais belos cantos.  Considerada uma ave popular, no Brasil podem ser encontradas diversas espécies de sabiá. Essa ave foi tema corrente de inúmeros poetas e ficou imortalizada na “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão ao gorjeio dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: sabiá-una, sabiá-barranco, sabiá-poca, sabiá-coleira, sabiá-do-banhado, sabiá-da-praia, sabiá-gongá, sabiá-do-campo, entre outros, embora estas últimas quatro espécies não pertençam ao gênero Turdus e consequentemente à família Turdidae.

FONTES:
http://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/sabia-laranjeira-e-ave-simbolo-da-capital
https://www.wikiaves.com.br/sabia-laranjeira

Tuesday the 20th. Joomla Templates Free.