Aeromóvel em Porto Alegre

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Criado em Terça, 02 Julho 2013

 

 

 

Prestes a ver seu veículo operando na capital, Oskar Coester afirma: “Sonhar é bom, realizar o sonho, melhor ainda.”
 

 

 


A foto acima foi publicada na Zero Hora de 1º de junho de 1979, sob o título: “Trem a ar será testado dentro de três meses”. A foto abaixo, foi a ilustração da contracapa da edição de 24 de outubro de 2012, e a legenda anunciava a apresentação do aeromóvel – que vai ligar a Estação Aeroporto do Trensurb ao terminal aéreo Salgado Filho – e previa o início da sua operação para o primeiro semestre de 2013. Entre as duas, o tempo: 33 anos.

Oskar Coester, 74 anos, que teve e desenvolveu a ideia desse veículo leve para transportar pessoas, não se surpreende que esteja demorando tanto para que se possa ver, finalmente, sua invenção implantada aqui. Reconhece que “as pessoas têm dificuldade para entender inovações que trazem embutida uma mudança de paradigma”, mas lembra: “Em Jacarta, na Indonésia, já funciona há 24 anos, sem nenhum acidente”.
 

Coester montou um primeiro protótipo, para testar o conceito, na sua firma no bairro Serraria. Depois um outro, com bom acabamento, na Expointer de 1979. Em 1983, montou, experimentalmente, uma linha entre o Gasômetro e a Câmara de Vereadores. 

Este é o veículo que deverá operar em Porto Alegre


FONTE: Jornal Zero Hora, de 25 de outubro de 2012

Monday the 20th. Joomla Templates Free.