Notícia sobre o Chalé da Praça

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Criado em Quinta, 26 Setembro 2013

 

 

 

Notícia publicada no jornal Correio do Povo, em 21 de agosto de 1910, refere-se ao chalé que, ainda hoje, ocupa a parte central da praça XV de Novembro, em Porto Alegre. Substituiu o primeiro prédio, um antigo chalé de madeira, instalado em 1880.  A grafia da época foi preservada.

 

 

Notícia sobre o Chalé da Praça

 

"Como noticiamos ha dias, a Intendencia Municipal acaba de abrir concorrencia publica para a construcção de um chalet de ferro e alvenaria, á praça 15 de Novembro, no local onde o sr. Mathias Schreiber tem negocio de bebidas.

As propostas para essa construcção serão abertas no dia 20 de outubro proximo, na Directoria de Obras da Intendencia Municipal." 

 

Chalé da Praça XV, por volta de 19171

 

A fonte de ferro, que aparece na imagem, hoje é atração turística no Parque Farroupilha. Chamado de Chafariz Imperial ou Conde D´Eu, o monumento foi inaugurado, provavelmente, em 1866 na então Praça do Mercado - depois Praça Paraíso, Praça Conde D´Eu e, finalmente, Praça XV de Novembro.

Em 1925, foi deslocado para a Praça Rui Barbosa, e, devido à enchente de 1941, para o Parque Farroupilha, onde se encontra até a presente data.

(Fonte: www.proweb.procempa.com.br)

 

Thursday the 13th. Joomla Templates Free.