O Zoo de Porto Alegre

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Criado em Quarta, 02 Outubro 2013

 

 

 

O Zoo de Porto Alegre

 

Imagem do acervo de Arthur Matte

 

O cartão-postal reproduzido acima tem 100 anos. Ele mostra o primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre, que funcionou até a segunda metade da década de 1920. O zoo foi inaugurado em 5 de janeiro de 1913, por iniciativa do empresário Juan Ganzo Fernandéz, um espanhol das Ilhas Canárias que durante o período em que esteve radicado aqui na Capital provocou o desenvolvimento das comunicações. 
Ele implantou a Cia. Telephonica Rio-grandense e também a Rádio Sociedade Rio-grandense, a primeira estação do Estado. Ganzo dá nome a uma avenida do bairro Menino Deus. Exatamente ali, ele tinha suas propriedades e foi onde implantou o zoo, grande sucesso de público no início do século passado. Em homenagem a sua filha, o empreendedor batizou o parque de Vila Diamela. (...) Arthur Matte guarda até hoje esse postal que tem no verso um texto em alemão e a data de 9 de setembro de 1913. 
O atual Parque Zoológico do Estado, em Sapucaia, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1962. (Zero Hora, 24/9/2013)


O jornal Correio do Povo, em sua edição de  1º de outubro de 1912, publicou a seguinte nota sobre o zoológico de Porto Alegre:

“Foi, ante-hontem, extraordinariamente visitado, o Jardim Zoologico desta capital, tendo sido vendida duas mil e duzentas entradas. Para attender ao movimento de passageiros da linha do Menino Deus, a companhia Força e Luz fez circular mais alguns bondes com a lettra Z, que faziam viagens de 15 em 15 minutos da praça da Alfandega ao desvio fronteiro ao Jardim Zoologico. Hoje, será retirado da Alfandega o material necessario ás installações electricas do jardim e do pavilhão do rinck. Está sendo aberta uma avenida, que contornará o jardim para o passeio de carros e automoveis. A avenida, que terá começo na entrada do jardim, irá até a praia de Bellas, dahi voltando pelo lado opposto, até o ponto inicial.” 

A grafia da época foi preservada.

Imagem do acervo CP Memória

 

 

 

 

Thursday the 13th. Joomla Templates Free.