Leite entregue em casa

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Criado em Domingo, 13 Outubro 2013

 

 

 

Leite entregue em casa

 

Tudo indica que o costume começou já faz algum tempo, provavelmente uns 11 mil anos atrás, quando os homens domesticaram os primeiros animais, como a vaca e a cabra. Eles passaram, então, a se alimentar da secreção nutritiva, esbranquiçada e opaca, produzida por glândulas das fêmeas destes mamíferos, membros da sua mesma classe zoológica.

Como se vê, a caixinha longa vida que encontramos no supermercado é relativamente recente, mas o conteúdo faz parte da nossa rotina há muito tempo. Nos anos de 1950, quando esse tipo de embalagem estava sendo criada na Suécia pelo Dr. Rausing, aqui no Estado o leite era embalado e distribuído pelo DEAL (Departamento Estadual de Abastecimento de Leite) em garrafas de vidro acomodadas em grades metálicas. Uma leve pressão do polegar bastava para abrir a tampa de alumínio laminado.

 

 

Antes disso, o leite era comercializado em tarros, a granel. Depois vieram as garrafas, os saquinhos e, finalmente, as caixinhas. A embalagem muda, já o atávico e instintivo apetite continua o mesmo.

 

FONTE: Jornal Zero Hora, de 28 de dezembro de 2012 - Colaboração de Guilherme Ely e Ida Veleda Oliveira

IMAGEM: Banco de Dados ZH

Thursday the 13th. Joomla Templates Free.