A Rua Uruguai

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Criado em Sábado, 19 Outubro 2013

 

 

 

A Rua Uruguai

 

 

A Rua Uruguai vai da Rua dos Andradas a Avenida Mauá, Centro Histórico da Cidade. Surgiu no do século XVIII como um simples beco transversal à Rua da Praia com casario colonial até o Porto dos Ferreiros, adjacente à atual Rua Sete de Setembro, à beira do Guaíba. Recebeu o nome popular de Beco ou Rua da Casa da Ópera, pois, em 1794, ali foi construído um barracão de madeira destinado a servir de teatro, chamado inicialmente de Casa da Comédia e, mais tarde, de Casa da Ópera, que foi destruído pela grande enchente de 1833.
A designação Beco da Casa da Ópera continuou a ser utilizada pela população, alternada para Rua dos Ferreiros ou beco do Porto dos Ferreiros. A partir de 1860, após definição e urbanização da Rua Sete de Setembro, o alinhamento do Beco da Ópera foi marcado, desta em direção ao Guaíba, que era tomado cada vez mais pelos contínuos aterramentos.
Em 1869, o aterro do Porto dos Ferreiros provoca expressiva transformação naquela área e o nome Beco da Ópera é substituído por Rua do Comércio, devido à grande quantidade de lojas de tecidos que reforçavam sua vocação comercial. No princípio do século XX, a Rua do comércio é prolongada até a Rua das Flores (Siqueira Campos) e o prédio do Paço Municipal é concluido. 
Em 1916, o Intendente José Montaury, em homenagem à República do Uruguai, alterou o nome da Praça Municipal para Praça Montevidéu e da Rua do Comércio para Rua Uruguai. Por volta de 1920, com a construção do Cais do Porto, a rua é prolongada até a Avenida Mauá.

FONTES: 

- Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS), 1988

- http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/default.php?reg=23&p_secao=17#

 

 

Tuesday the 25th. Joomla Templates Free.