Edições de Luxo na Capital

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Criado em Domingo, 18 Maio 2014

 

 

 

Edições de Luxo na Capital

 

 

Notícia publicada no jornal Correio do Povo de 2 de outubro de 1912. A grafia de época foi preservada.


"O nosso collaborador Victor Silva, director da Bibliotheca Publica do Estado, acaba de enriquecer o catalogo dessa repartição com duas obras extraordinarias: reproduções monumentaes, em pergaminho, do Breviarium Grimani, que se conserva na Bibliotheca de São Marcos, em Veneza, e o Código Atlantico, de Leonardo da Vinci, guardado na Bibliotheca Ambrosiana, de Milão.

O primeiro, do seculo XV, é, sem exaggero, não sómente o mais celebre sinão tambem o mais rico e bello manuscripto que existe no mundo. Illustrado por grande numero de pintores italianos e flamengos, contém 1.568 tabuas infolio, das quaes 300 côr de ouro e prata, que reproduzem exactamente o original, e 1.268 pranchas em photogravuras.
Essa é editada, contemporaneamente, em Leyde, na Hollanda e pela casa Hoepli, de Milão, e custa 3.500 francos. Sua encadernação é toda de veludo e ouro."

 

Imagens do Breviário Grimanni, acervo da Biblioteca Pública do Estado

 

"O Codigo Atlântico, com 1.550 desenhos e escriptos, reproduz, em fac-simile, todos os trabalhos melhores de Leonardo da Vinci, na seguinte ordem: na arte militar, com numerosos desenhos de bombardas, fortificações, navios de guerra e barcos a vapor; na astronomia, com observações sobre o movimento da Terra; na physica, com notas sobre a gravidade, o equilibrio, a luz, a acustica, o vôo dos passaros, etc.; na hydraulica, com diversas machinas para a captação de aguas e abertura de canaes; na geometria, com estudos sobre medida de superfície terrestre; na mechanica, com desenhos de apparelhos para cortar o marmore, as madeiras, etc.; nos trabalhos industriaes com methodos para construcção de pavimentos, fechaduras, obras textis, fusões em bronze; na architectura; com plantas de egrejas, cupulas e monumentos; e finalmente, na pintura, com estudos sobre a perspectiva e o methodo de pintar.
Traz o Codigo Atlantico, os primeiros desenhos, que foram feitos de dirigiveis e aeroplanos (anno de 1500). Para se avaliar o valor desta obra, basta dizer-se que já em 1630, o rei da Inglaterra offerecia por ella, a bella somma de 1.000 dobrões de ouro. Dessa obra colossal, editada sob o patrocinio do governo da Italia, tiraram-se 280 exemplares unicamente, custando cada um 1.500 libras.

A Bibliotheca Publica do Estado é a unica, na America do Sul que possue um exemplar do Código Atlântico. Consta de 35 fasciculos, de 40 tabuas heliotypicas cada um. Sua encadernação em couro da Rússia, feita nas officinas do sr. Henrique Diemer, estabelecido á rua Marechal Floriano, nesta capital. As duas obras alludidas vieram da Europa, por intermédio da Livraria do Globo, em cujas vitrinas estão expostas, attraindo a attenção geral."

 

Imagem do acervo da Biblioteca Pública do Estado, 1912

 

FONTE: Jornal Correio do Povo, de 7 de outubro de 2012. 

 

 

Tuesday the 17th. Joomla Templates Free.