Cinema Guarany

Criado em Quarta, 05 Março 2014

 

 

 

Cinema Guarany

 

Cinema Guarany, o prédio da esquerda na imagem

 

Foi, hontem, inaugurado, perante grande numero de convidados, o novo salão-cinema e theatro Guarany, de propriedade dos srs. Issler & C., e que funcciona na parte terrea do palacete que a companhia de seguros de vida Previdencia do Sul mandou construir á praça Senador Florencio. O salão do Guarany, que é amplo e bem illuminado, contém mais de 500 poltronas e uma ordem de camarotes, podendo comportar até 800 espectadores confortavelmente installados.

O mesmo theatro presta-se também para representações dramaticas e de operetas, assim como para conferencias, tendo bastante acustica. Antes de começar a fita cinematographica, a orchestra, que é dirigida por Alexandre Gnatalli Natali, executou a symphonia da opera Guarany, de Carlos Gomes. Pouco depois começou a exhibição do belo film “Germinal”, do romance do mesmo nome e de que é author o escriptor francez Emilio Zola. O novo cinema-theatro Guarany é realmente sumptuoso e faz honra a Porto Alegre. A entrada e as salas de espera são magnificas, e a parte da frente do pavilhão superior é occupada por um bar montado com todo o gosto.

No bar foram servidos doces e “champagne” aos convidados. Os proprietarios da nova casa de diversões foram muito cumprimentados.

A grafia de época esta preservada no texto abaixo.

FONTE: Jornal Correio do Povo de 29 de novembro de 1913.

 

 

Thursday the 27th. Joomla Templates Free.