Francisco Riopardense

Criado em Terça, 23 Julho 2013

 

 

 

FRANCISCO RIOPARDENSE DE MACEDO

 

 

Nasceu em Porto Alegre/RS em 28 de janeiro de 1921. Formou-se em Engenharia e em Urbanismo, pela UFRGS em 1945, e 1947, respectivamente: Jornalista, Ministério do Trabalho, art. 4º do dec. 65912, lei 5696 de 1971; Arquivista, idem, idem art. nº 1, dec. 82590, de 1978; Estágio no Inst. de Teoria da Arquitetura (ITU)-Montevidéu- Uruguai 1967; Bolsista da Fundação Caloustre Gulbenkian – “A Arquitetura Açoriana e sua Relação com o Rio Grande do Sul “– Açores, Portugal – 1968/69; Representante da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e Brasileira de Imprensa (ABI), homenagear Hipólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira, em Harley, Inglaterra, por ocasião do Bicentenário de sua morte, 1974.
Realizou pesquisas em Évora e Lisboa, sobre Aspectos da História do Rio Grande do Sul, como convidado especial do Governo de Portugal. 1974. Foi presidente, para o RS,, da Sociedade Internacional do “Dia do Urbanismo”, Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, eleito em setembro de 1971, membro da Historical Association, Londres, desde 1974, sócio fundador da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, criada em 1976, em São Paulo. Eleito Membro do Instituto Açoriano de Cultura, Ilha Terceira, Açores. 1978. 

“Da Participação das Artes Plásticas na Obra de Arquitetura e Paisagismo”. Tese apresentada e aprovada em plenário, no Quarto Congresso Brasileiro de Arquitetos. São Paulo/ 1980: 

Realiza o Seminário, para Estudo e Defesa do Patrimônio Cultural do Estado, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, 1960. Apresenta  a tese: “Windmils in South Brazil”, no Second International Symposium of Molinology, Estocolmo, Suécia, março de 1969. Participa do Segundo Encontro de Governadores com o Ministro da Educação  sobre a Defesa do Patrimônio, representando o RS/1971. Representa o Inst. Hist. e Goegr. do RS (IHGRS), no Primeiro Simpósio Sul-Rio-Grandense do Patrimônio Cultural, promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais da Secret. Da Educação. 1973 Apresenta a tese: “O Trabalho de Arte e o Mercado de Artes”, no Primeiro Encontro de Artistas Plásticos Profissionais, no Rio de Janeiro, representando a Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, em 1979. Participa  da Comissão que elaborou a Lei de Criação e o Regimento Interno, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, criado pela Divisão de Cultura do Estado em 1964. Relator Geral da Comissão Especial, nomeada pelo Governador do Estado para Estudo do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul (decreto nº 21147), de 1971. Presidente da Comissão para Seleção dos Bens Imóveis de valor Histórico e Cultural, para a cidade de Porto Alegre, nomeado pela Portaria nº 248 de 1974

PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS E  PALESTRAS

 

Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

-“Comemoração ao Sesquicentenário da morte de Hipólito José da Costa Representando a ARI, 1973.
-“Comemoração do Bicentenário da Instalação do Legislativo em Porto Alegre”, Por indicação do IHGRS, 1973.
-“Comemoração do 25º Aniversário da Reinstalação do Legislativo Porto-Alegrense”, indicado pelo IHGRS, 1973
-Discurso, por ocasião do bicentenário do nascimento de Saint-Hilaire,em 25 de setembro de 1979. (publicado pela Prefeitura)
-“A Independência do Brasil e o Legislativo”, 1991
-  Na Colônia do Sacramento, Uruguai, em nome dos jornalistas brasileiros, por ocasião da Inauguração da Placa Evocativa do Bicentenário do Nascimento de Hipólito José da Costa, 1974
- Em nome da ARI, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por ocasião do lançamento do selo postal em homenagem a Hipólito José da Costa, 1974
- Na ARI por ocasião do lançamento da edição do livro “Diário de Minha Viagem a Filadélfia”, da Autoria de H. J. da Costa.
-Palestra “Os Italianos e as Artes Plásticas no Rio Grande do Sul”, no  Segundo  Simpósio Nacional: “A Presença Italiana no Brasil”, promovido pela Fondazione Giovanni Agnelli, e a Universidade do Espírito Santo, out./1988, em Vitória ES..
                                                                              

Algumas palestras proferidas no Instituto Histórico e Geográfico do RS

-Discurso de Posse – “Tecnicismo e Humanismo”, por ocasião de seu ingresso no HIGRS, em 27/09/1973.

-“Evocação do Nascimento de  José Plácido de Castro”, discurso oficial no HIGRS, 1974
- “Emancipação Gradual no Processo da Abolição”, 1988
-“Novos Aspectos do Hino Rio-Grandense”. Set /1991
- “Bento Gonçalves Através das Proclamações” set. 1989
-“Rossetti e a Imprensa Farroupilha” set./1988.
-“ Da Abdicação à Assembléia Legislativa”, na Ass. Legislativa do RS , abril /1999.
-“O Ensino das Primeiras Letras na República Rio-Grandense”, no Instituto Gal. Flores da Cunha, promovido pela SEDAC.
- “Ocupação do Solo Gaúcho até a Revolução Farroupilha”, no Instituto de Informática Jurídica, da Procuradoria Geral do Estado, julho/1988 (publicada na Revista Jurídica)
-“Espaço Urbano em Torno do Marcado Público  e do Paço Municipal”,  1992.
-“Aula Pública”, frente ao Paço Municipal, no Encerramento das Comemorações dos 220 anos da Fundação de Porto Alegre, . (conforme oficio nº 154/1992)
- Várias palestras proferidas, em outras localidades , a convite de entidades ou prefeituras, em: Alegrete, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Bom Jesus, Açores, Rio Grande, Piratini, Salto/Uruguai, Montevidéu/Uruguai, Caçapava do Sul.

 

TRABALHOS PUBLICADOS

 

Artigos

Artigos publicados em Revistas, Antologias e Jornais tais como: Revista do IHGRS, Boletim do Inst. Histórico da Ilha Terceira – Açores, da Sociedade de Engenharia do RS., Boletim do Departamento das Estradas de Rodagem/RS,  do Departamento das Prefeituras Municipais, Revista Espaço, Revista Atlântida – Angra do Heroísmo – Inst. Açoriano de Cultura, D.O Leitura-SP, Revista do Inst. de Arquitetos/RS, Caderno de Artes UFRGS, Revista da Procuradoria Geral do Estado/RS, Caderno de Sábado do Correio do Povo, Diário de Noticias, Jornal do CREA, URCAMP-Bagé, Oxford Bookes, Cambridge University Press, USA, sobre os seguintes  assuntos: História, Arquitetura, Urbanismo, Bens Culturais, Artes Plásticas, Artesanato.

 

LIVROS  PUBLICADOS

- REMBRANDT- (Prêmio Concurso Nacional-Instituto Cultural Brasil Holanda, São Paulo/1956) Edição: Centro Acadêmico da Fac. de Arquitetura da UFRGS/1961.

ESTUDO PLÁSTICO da VEGETAÇÃO. 1º edição: Centro Acad. da Faculdade de Arquit.  UFRGS/1961 2ºedição: Universidade Federal de Santa Maria/1977.
PLANEJAMENTO RURAL Edição: Centro Acad. da Fac. de Arquitetura da UFRGS/1961
ESPAÇOS URBANOS Edição: Idem/1964
PORTO ALEGRE, ORIGEM E CRESCIMENTO. 1° edição: Sulina/1969.ARQUITETURA NO RIO GRANDE DO SUL. In: Rio Grande do Sul Terra e Povo.Editora: Globo/ 1969
DIÁRIO ESCOLAR. Editora: Rottermund Editor/1971
AS CRIANÇAS DESCOBREM A HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL. Editora; Riogradelê, Porto Alegre/ 1972
BI-CENTENÁRIO DA CÃMARA DE PORTO ALEGRE/1773-1973. Edição: Câmara de Vereadores de Porto Alegre/1973.
RIO PARDO, A ARQUITETURA FALA DA HISTÓRIA. Edição: Sulina e IEL, Porto Alegre/ 1972.
PORTO ALEGRE, HISTÓRIA E VIDA DA CIDADE. Edição: Editora da Universidade/ UFRGS/1973.
HIPÓLITO JOSÉ DA  COSTA E O UNIVERSO DA LIBERDADE. (Prêmio Nacional Associação Riograndense de Imprensa) Editora: Sulina, Porto Alegre/1975
INGLESES NO RIO GRANDE DO SUL. (Monografia premiada Biênio da Imigração/RS) Editora: A Nação/1975
O SOLAR DO ALMIRANTE ( Iº Prêmio Concurso Nacional/FUNARTE/RJ)
Editora: da Universidade da UFRGS e Instituto Estadual do Livro/1980.
PORTO ALEGRE ASPÉCTOS CULTURAIS. Edição Prefeitura municipal de Porto Alegre, Plano Editorial/1982
OS MENORES ABANDONADOS  E O PADRE CACIQUE DE BARROS. Edição: Assessoria de Divulgação da FEBEM, Porto Alegre/1982
A ARQUITETURA NO BRASIL E ARAUJO PORTO ALEGRE. Editora da Universidade UFRGS e CREA/1984           BENTO GONÇALES (Coleção Grandes Polìticos) 1º edição; Instituto Estadual do Livro, Porto Alegre/1990 2º edição: Idem/ 1996
DA ABDICAÇÃO A ASSEMBLÉIA Legislativa. Edição: Governo do Estado do Rio Grande do Sul Conselho de Desenvolvimento Cultural/ CODEC/1989.
ROSSETTI e a IMPRENS FARROUPILHA Edição; Gov. do Estado do Rio Grande do Sul/ CODEC/ 1990
O ENSINO DAS PRIMEIRAS LETRAS NA REPÚBLICA RIO-GRANDENSE. Edição: Idem/1989.
BENTO GONÇALVES ATRAVÉS DAS PROCLAMAÇÕES. Edição; Idem/ 1989
IPERTINÊCIAS DE UM AUTOR EM CRISE. Edição: UNICAMP/Bagé/ 1989
HISTÓRIA DAS PROFISSÕES DA ÁREA TECNOLÓGICA NO RIO  RANDE DO SUL Edição do CREA/RS/1993
IMPRESA FARROUPILHA Edição: EDIPUCRS e IEL, Porto Alegre/1994
HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE. 1º Edição: Editora da Universidade UFRGS/1993 2º Edição: Idem/ 1998
PORTO ALEGRE, Origem e Crescimento 2º edição revisada e ampliada Unidade Editorial – Pref. Municipal de P. Alegre/1999                                                                             
DIÁRIO DE UM CONFLITO  Antologia e índice por assunto de O NOTICIADOR – Edições do Ano de 1933. Editora da Universidade Federal de    Rio Grande- (2003)
O ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE Edição – Unidade Editorial, da Secretaria  Municipal de Cultura/POA/2004

 

ALGUNS PROJETOS REALIZADOS

Praça de Jogos Daltro Filho, município de Erechim

Recreio Jardim do Colégio Israelita Brasileiro, em P. Alegre.
Jardim Residencial Schenkel, em Uruguaiana
Sede Campestre da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, em Santa Maria.
Praça Rui Ramos, em Alegrete.
Praça do Bebedouro, em Alegrete.
Forte de Santa Tecla, estudo de restauração e anteprojeto do Centro Turístico, Recreativo e Cultural, da cidade de Bagé./1966
Centro Cívico e Cultural de Rio Pardo, incluindo projeto da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Biblioteca Pública, do Museu, com a colaboração do arq. Roberto Levy. /1967.
Praça do Barro Vermelho, em Rio Pardo, evocativa a episódio da Revolução Farroupilha e a Composição do Hino Riograndense.
Monumento Funerário ao Padre Broggi, em Rio Pardo, junto a Igreja Matriz
Projeto e Realização do Monumento  do Parque da Fortaleza, em Rio Pardo, /1982.
Projeto e Realização do Monumento da Ilha do Fanfa, Triunfo, evocação do cinqüentenário do Combate entre Republicanos e Legalistas (1836) – executado em 1986
Jardim do Centro Cultural de Alegrete, 1976
Levantamento arquitetônico da Capela de São Francisco de Assis, de Rio Pardo, para fins de restauração. /1971
Levantamento Arquitetônico do Solar Alexandrino de Alencar, Rio Pardo, para fins de restauração./ 1977.

 


TEXTOS ESPECIAIS

Para a Exposição “A Cidade na Memória”,  especialmente para obras que tem como tema à cidade. Exposição no MARGS./1991. No Museu Histórico de P. Alegre/1993.

Para a exposição “Uma Vida Uma Causa”, para o Museu Julio de Castilhos, evocativa do sesquicentenário da morte de Bento Gonçalves/1997. Curador convidado.
Conjunto de textos para a exposição: “Farroupilha uma Revolução Nacionalista”, na Assembléia Legislativa do Estado/ 1998
Para a exposição do Centenário do Palácio Municipal, de P. Alegre, realizada, no Museu de P. Alegre J. J. Felizardo/2001

                                                                  

ARTES PLÁSTICAS

Autodidata

Na cidade de Rio Grande teve influencia do prof. de desenho João Farjat e de pintura Everton Medeiros. Em Porto Alegre trabalhou no ateliê de Vasco Prado, onde fez xilogravura. 1955 - Curso de Gravura em Metal, com Iberê Camargo.
 

EXPOSIÇÕES

Coletivas

Salões da Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa, nos anos de 1956/57/58/59/60 com desenhos e gravuras.

Salões “Câmara Municipal de Porto Alegre”, em1957/58/60
Participa da “Exposição de Gravura, Cerâmica e Escultura”, em Montevidéu, em 1963.
“Exposição de Arte Moderna”, em Lages, em 1957, com gravura e no mesmo ano, em Porto Alegre, com gravura e desenho.
Com gravura, na Exposição “Arte Rio-Grandense do Passado e do Presente,” que inaugura a Galeria do Instituto de Artes da UFRGS (C.P.9/7/67)
Como “Artista Convidado”, no 1º Salão do Desenho do Rio Grande do Sul, promovido pela Câmara de Valores Imobiliários e outros, no Margs.
Com desenho, na Exposição de Instalação do Pólo Cultural de Cachoeira do Sul/1980.
Como “Artista Convidado”, na Mostra de Arte na Sociedade de Engenharia do RS, Dez/81
“Panorama Gaúcho de Artes Plásticas” em homenagem a Revolução Farroupilha, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, no Teatro S. Pedro. Set/84
“O Rio grande do Sul na Xilogravura”, Museu de arte do Estado, MARGS. Fev/85
Xilogravura, na Galeria Arte & Fato, Porto Alegre/86

 

Individuais

Gravuras, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, de 15 a 22 de agosto de 1961.

Desenhos e gravuras, no MARGS. Maio/81
De Desenho e Gravura, na Galeria VanGogh, Pelotas out./81
De Desenho e Gravura, na cidade de Santo Amaro/RS, por ocasião das festas do Padroeiro. Jan/83
De Xilogravura e Desenho, na Galeria Espaço. Do Instituto de Arquitetos do Brasil/ RS. Março/83.
De Gravuras, no restaurante Zimermann, out/82.
FRANCISCO RIOPAEDENSE DE MACEDO, CIDADÃO E ARTISTA, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS. Curadoria: Suzana Gastal. POA/julho/2004.
PORTO ALEGRE: RUPTURAS E PERMANÊCIAS, Museu de Porto Alegre J J. Felizardo, de dez./04 a março/2005
 


PRÊMIOS

Salão Câmara Municipal de Porto Alegre/ 1957 – 3º PREMIO – GRAVURA

Premio Salão de Belas Artes do 1º Festival de Arte de Caxias do Sul – 2º LUGAR
XII Salão de Arte da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa/ 1960 – MEDALHA DE BRONZE e PREMIO AQUISIÇÃO.
XXVII Salão Paranaense de Belas Artes – Curitiba/Paraná/1960 – MEDALHA DE BRONZE
Salão Câmara Municipal  de Porto Alegre / 1960 – 1º PREMIO EM GRAVURA.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA FONTE

- Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas – 3º volume, p. 13. Edição Instituto Nacional do Livro, MEC/1977
- Escritores do Rio Grande do Sul, Ari Martins. Instituto Estadual do Livro e Editora da UFRGS/1978, p.326.
- Caderno de Artes I – Edição do Instituto de Artes da UFRGS/1980.
- Quem é Quem nas Letras Rio- grandenses (Dicionário de Autores Contemporâneos). Faraco e Hickimann. Edição Porto Alegre, da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, 2ª Edição/1983
- Dicionário Bibliográfico Gaúcho – Pedro Leite Villas-Bôas. Edição EST EDIGAL,  2ª edição /POA/1997
- Dicionário da Artes Plásticas do Rio Grande do Sul – Décio Presser e Renato Rosa. Editora da UFRGS/1997.


Autoretrato 1/100. Riopardense, 1985.


FONTE: www.ihgrgs.org.br/quem_somos/riopardense.htm‎

Sunday the 21st. Joomla Templates Free.