Maria Josefa

Criado em Sábado, 10 Agosto 2013

 

 

 

Maria Josefa

A primeira jornalista brasileira

 

Em todas as profissões, existe uma curiosidade em saber quem foi o precursor da categoria; no jornalismo, não é diferente. Assim como Hipólito José da Costa é considerado o primeiro jornalista brasileiro, alguns especialistas creditam o título de primeira jornalista à baiana Violante Atalipa Ximenes Bivar e Velasco, que herdou do pai um jornal na década de 1850. 

 

Maria Josefa Barreto Pereira Pinto1
Primeira jornalista brasileira
Fundou e editou em 1833 o jornal Bellona em Porto Alegre

 

O jornalista Roberto Rossi Jung (...) descobriu o nome de Maria Josefa Barreto Pereira Pinto em uma pesquisa a jornais antigos. Segundo seu levantamento, a gaúcha Maria Josefa fundou e editou o jornal Bellona em 1833, em Porto Alegre, antecedendo Violante. Jung aprofundou seus estudos e escreveu o livro “A gaúcha Maria Josefa, primeira jornalista brasileira”. 

A pesquisa começou com a localização da cidade natal da jornalista e durou mais de um ano. Quando nasceu, Maria Josefa foi deixada em uma cesta à porta de uma residência em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro registro oficial é de seu casamento, em 1800, quando tinha aproximadamente 14 anos. Foi abandonada pelo marido e seus dois filhos acabaram morrendo. Maria Josefa foi poeta, fazia saraus literários e reunia em sua casa a sociedade mais culta da época. 

Criou a primeira escola mista de Porto Alegre e foi colaboradora do jornal Idade de Ouro, sendo a única mulher em um ambiente exclusivamente masculino. Maria Josefa era monarquista em um período em que Porto Alegre estava sitiada por seus adversários, os revolucionários farroupilhas. Essa trajetória corajosa motivou o autor a escrever sua biografia.

No livro, há uma cópia do inventário da morte em 1837 e parte da genealogia da jornalista, documentos encontrados no Arquivo Público e na Cúria Metropolitana de Porto Alegre. A expectativa do autor é de que, a partir da edição desse livro, haja alguma projeção e novas informações apareçam sobre Maria Josefa.

1 “A gaúcha Maria Josefa, primeira jornalista brasileira”, de Roberto Rossi Jung,
Editora Martins Livreiro  

FONTE:
http://www.sinprorp.org.br/clipping/2004/371.htm

 

 

Friday the 22nd. Joomla Templates Free.