Das primeiras imagens a criação do cinematógrafo
![As primeiras manifestações através de imagens](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/cinema-1.jpg)
O COMEÇO
As primeiras manifestações através de imagens são do período em que os homens viviam em pequenos grupos nômades e sobreviviam da pesca, da caça e também das frutas. É dessa época a descoberta do fogo e da utilização de ferramentas como a pedra lascada para fazer armas e utensílios. Vem do começo dos tempos a necessidade de registrar eventos através de pinturas e desenhos. E essa arte foi sendo desenvolvida e aperfeiçoada através dos tempos.
![desenho arte rupestre](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/desenho.jpg)
O homem fazia o registro de seus feitos em desenhos nas paredes das cavernas. Chama-se isso de arte rupestre. São as gravuras, pinturas ou qualquer forma de desenhos feitos pelo homem para representar cenas da pré-história, quando ainda não existia a escrita. Esses tesouros arqueológicos ajudam a compor a cultura daquela época, seus hábitos e experiências.
![imagens da vida coletiva - arte rupestre](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/em-relevo.jpg)
Mais tarde os temas dessa arte mudam. O homem passou a reproduzir imagens da vida coletiva. A necessidade de recordar os seus feitos produziu o desenvolvimento dessa expressão. Era a maneira utilizada para marcar o tempo e trocar experiências, e era assim que transmitiam mensagens e demonstravam os seus sentimentos. Mais tarde imagens em relevo foram gravadas nas paredes dos templos.
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A CÂMARA ESCURA
No Século XIV Leonardo Da Vinci (Itália) gênio florentino cuja Mona Lisa imortalizou o seu nome nas artes, construiu uma câmara escura, uma caixa fechada, com um orifício e uma lente, para passagem da luz.
![câmara escura](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/camara-escura.jpg)
Esse feito, segundo consta, foi baseado em experimentos atribuídos por alguns historiadores ao chinês Mo Tzu no século V a.C e, por outros, ao filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C). Consta que o filósofo sentado sob uma árvore observou a imagem do sol, em um eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua ao passar seus raios por um pequeno orifício entre as folhas de um plátano. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem.
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AS SOMBRAS CHINESAS
Nasceram durante a dinastia Han (206 a.C a 220 d.C), noroeste da China, chegaram a África do Norte do século XIII e à Europa no século XVII.
![Teatro de Sombras](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/teatro-de-sombra.jpg)
Conhecidas como um precursoras do cinema moderno, as sombras chinesas eram peças teatrais dramáticas compostas por figuras feitas de papel, projetadas numa tela branca. O ator manipulava as figurinhas por trás da tela enquanto cantava o enredo do conto.
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A LANTERNA MÁGICA
![Athanasius Kircher](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/Athanasius-Kircher-.jpg)
O cientista Athanasius Kircher jesuíta alemão, que em 1646 elaborou um teatro catóptrico usando espelhos e a luz do sol, é considerado o primeiro projecionista.
![Lanterna Mágica](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/lanterna-magica.jpg)
Ele criou a Lanterna Mágica, uma caixa cilíndrica iluminada à vela que ampliava as imagens com o uso de uma lâmina de vidro.
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A PERSISTÊNCIA RETINIANA
O inglês Peter Mark Roget em 1824, relata o fenômeno da persistência retiniana, característica do olho humano de reter uma imagem na retina, por uma fração de segundo, após sua percepção.
![Peter Mark Roget](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/Peter-Mark-Roget.jpg)
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THAUMATRÓPIO
Foi apresentado em 1825. Consistia em um disco de papelão onde em um lado havia o desenho de uma gaiola e no outro o de um passarinho. Ao fazê-lo rodar sobre um fio esticado, as duas imagens fundiam-se dando a impressão de que o pássaro estava dentro da gaiola. Os dois lados parecem se combinar graças ao princípio da persistência da visão
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O FENACISTOSCÓPIO
Em 1829 o cientista belga Joseph-Antoine Plateau elaborou uma máquina que fazia uma imagem deformada parecer normal quando vista através de um disco rotante ou obturador.
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Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de forma que ao girá-lo, elas formavam um movimento.
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ZOOTRÓPIO
Criado em 1834, pelo inglês William George Horner.
![Wlliam-George-Horner e o zootrópio](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/Wlliam-George-Horner.jpg)
Um tambor giratório com aberturas na sua circunferência. Na parte interna eram colocadas tiras de papel com imagens, de modo que cada imagem estivesse posicionada do lado oposto a uma abertura. Ao girar o tambor, olhando através das aberturas, assistia-se ao movimento.
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PRAXINOSCÓPIO
Derivado do zootrópio, o praxinoscópio foi elaborado pelo francês Charles-Émile Reynaud, um perito austríaco especialista em artilharia e balística.
![](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/Charles-Emile_Reynaud.jpg)
No centro havia diversos espelhos. Fazendo girar um disco de vidro atrás de uma abertura um obturador produzia imagens móveis projetadas numa tela.
![O Praxinoscópio](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/praxinoscopio.jpg)
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O CINETOSCÓPIO
Do americano Thomas Edison, era uma espécie de gabinete onde alguns metros de filme passavam por carretéis.
![O Cinetoscópio](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/cinetoscopio.jpg)
A pessoa via por um visor as fotos em movimento. Em 1894 o cinetoscópio foi exibido em Nova York, Londres e Paris. O filme perfurado era projetado em uma pequena tela no interior da máquina e só podia ser visto por uma pessoa de cada vez, através de uma lente de aumento.
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O CINEMATÓGRAFO
![Louis e Auguste Lumière](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/Auguste_e_Luis_Lumiere.jpg)
Apresentado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895, o cinematógrafo era um projetor mais completo que o cinetoscópio de Thomas Edison .
![cinematógrafo](https://www.webpoa.com/wp-content/uploads/2018/09/cinematografo.jpg)
Era ao mesmo tempo filmadora, copiadora e projetor. É considerado o primeiro aparelho que reuniu as condições necessárias para realizar o sonho de dar vida ao cinema.
Louis Lumière tornou-se o primeiro cineasta ao realizar documentários em curta metragem: “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière) foi o primeiro e possuía 45 segundos de duração.
FONTE: Setor de Cinema do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Clique no link abaixo. No próximo artigo continuamos a apresentar aspectos da origem e evolução historiográfica do cinema, do final do século XIX a meados do século XX para, ao final, inserir Porto Alegre nesse contexto.
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